Elina Fraga e Guilherme Figueiredo foram os candidatos mais votados nas eleições para o cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados – Triénio 2017-2019 , que se realizaram na passada sexta-feira. A actual Bastonária foi a candidata que teve mais votos, mas como não conseguiu a maioria absoluta que o novo Estatuto da Ordem dos Advogados impõe, vai disputar uma segunda volta com Guilherme Figueiredo. O segundo sufrágio está marcado para dia 6 de Dezembro.
Os dois candidatos mais votados ficaram separados por 868 votos: Elina Fraga obteve 8706 votos e Guilherme Figueiredo 7838. Por sua vez, os candidatos Jerónimo Martins e Varela de Matos, conseguiram, respectivamente, 1374 e 973 votos. Num universo de 21316 votantes, registaram-se ainda 2109 votos em banco e 316 nulos.
Nas eleições de sexta-feira, foram eleitos os dirigentes dos restantes órgãos da Ordem dos Advogados: Conselho Superior, Conselho Fiscal e Conselhos Regionais e respetivos conselhos de Deontologia.
Luís Menezes Leitão, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, revalidou o seu mandato como Presidente do Conselho Superior (9219 votos) e Jorge Bacelar Gouveia, professor catedrático da Nova Direito, vai liderar o recém-criado Conselho Fiscal (8455 votos). Ambos integravam a lista de Elina Fraga.
Quanto aos Conselhos Regionais, estes vão ser presididos por António Jaime Martins (Lisboa), Paulo Pimenta (Porto), Jacob Simões (Coimbra), Carlos Florentino (Évora), José Leiria (Faro), Brício Araújo (Madeira) e Elias Pereira (Açores).
Os resultados eleitorais para o triénio 2017-2019 podem ser consultados, aqui.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.