Amanhã, 28 de janeiro, a Câmara Municipal de Penela vai homenagear António Arnaut, assinalando os 80 anos do advogado e escritor, cujo nome será atribuído à Biblioteca Municipal.

A cerimónia que será residida pelo ministro da Cultura, João Soares, começa às 17:30, com a receção aos convidados, seguida da sessão solene, às 18:00, que inclui a inauguração de uma exposição sobre a obra do principal impulsionador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e descerramento da nova designação da Biblioteca Municipal.

Natural de Penela, António Arnaut licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e participou ativamente na oposição à ditadura de Salazar, sendo um dos fundadores do PS. No II Governo Constitucional ocupou o cargo de Ministro dos Assuntos Sociais, tendo elaborado a lei que deu origem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

António Arnaut exerceu também diversos cargos na Ordem dos Advogados, como o de presidente do Conselho Distrital de Coimbra. Foi um dos fundadores do Círculo Cultural Miguel Torga, além de presidente da Assembleia-Geral. Em 1995 fundou a Associação Portuguesa de Escritores Juristas, de que foi presidente. Foi vogal do Conselho Superior da Magistratura.

Autor de mais de 30 obras de diferentes géneros, sobretudo prosa, poesia, ensaio e intervenção cívica, foi distinguido pela Universidade de Coimbra, em 2104, com o grau de doutor “honoris causa”.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.