No passado dia 22 de julho, a Assembleia da República, aprovou, por unanimidade, o Projeto de Resolução que reconhece e regulamenta a profissão de criminólogo.
O reconhecimento da profissão era uma luta que a Associação Portuguesa de Criminologia (APC) travava desde a sua criação, há 3 anos. Em declarações ao Jornal de Noticias, Vítor Silva, Presidente da Associação Portuguesa de Criminologia (APC) explicou que este Projeto de Resolução agora aprovado “reconhece as saídas profissionais e recomenda ao Instituto de Emprego e Formação Profissional a actualização da Classifição Portuguesa das Profissões.”
Até aqui, os criminólogos, apesar da sua qualificação científica e especializada tinham muita dificuldade, depois de terminado o curso, em trabalhar na sua área, ficando, por exemplo, excluídos de concursos públicos e impossibilitados de aceder a estágios profissionais.
A Faculdade de Direito da Universidade do Porto começou a lecionar o 1º ciclo de estudos em Criminologia, no ano lectivo de 2006/20017, sendo que no ano lectivo de 2010/2011 iniciou o 2.º Ciclo (mestrado) em Criminologia. Actualmente, a Universidade Fernando Pessoa – Porto, o Instituto Superior da Maia (ISMAI) e a Universidade Lusíada do Porto também lecionam o curso de Criminologia.
Mais informações sobre este processo legislativo, aqui.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.