A Ordem dos Advogados associou-se à iniciativa “Advogados Europeus em Lesbos”, criada pelo CCBE (Conselho das Ordens de Advogados da Europa) e pela DAV (Ordem dos Advogados da Alemanha), com o objectivo de prestar apoio jurídico nos centros de registo de refugiados, na ilha de Lesbos, na Grécia.
O projecto pretende reunir um conjunto de advogados voluntários que, em regime pró-bono, prestem aconselhamento jurídico aos migrantes, distribuam documentação e em simultâneo desempenhem o papel de observadores, preparando relatórios semanais com a descrição dos trabalhos de campo.
Os advogados portugueses que pretendam participar nesta iniciativa devem ter formação e/ou experiência em Direito de Asilo e proteção internacional, e ter possibilidade de permanecer em Lesbos por um período mínimo de duas semanas. É também fundamental que os juristas sejam fluentes a inglês, sendo ainda valorizados conhecimentos da língua árabe.
As despesas de viagem, alojamento e alimentação dos advogados voluntários serão comparticipadas.
A iniciativa “European Lawyers in Lesvos” terá a duração de um ano e decorre em estreita colaboração com a Ordem dos Advogados da Grécia.
Mais informações, aqui.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.