No dia 20 de outubro de 2014, Dia da Paralisia Cerebral, foi lançada a primeira edição do concurso de ensaios sobre “O Direito à autodeterminação das pessoas com deficiência”, organizado pela Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e com supervisão científica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), nos termos de protocolo oportunamente assinado.

O concurso, cuja primeira edição se inscreve no quadro da celebração dos 40 anos da APPC, visa realçar a importância do acervo de direitos garantidos pela Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas, contribuindo, assim, quer para a sensibilização para a liberdade e integridade das pessoas com deficiência vertidas na respetiva autodeterminação, que cabe a um Estado de Direito Democrático proteger, quer para a abordagem científica do tema como pressuposto da adoção de políticas públicas sustentadas.

O ensaio graduado em primeiro lugar receberá o Prémio José C. Pinto Viana, no valor de 5.000€, sendo ainda objeto de publicação na Revista da FDUP. O júri poderá ainda decidir atribuir menções honrosas.

O concurso está aberto à participação de estudantes do 2.º e 3.ºciclos de qualquer universidade portuguesa.

Os trabalhos concorrentes deverão ser enviados até ao dia 31 de maio de 2015, nos termos e condições indicados no Regulamento.

Mais informações, aqui.

Via | FDUP

 

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.