“Pensado e desenhado para os alunos”, foi assim que o diretor da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP, Jorge Pereira da Silva, descreveu o  JobShop Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica, que teve uma adesão maciça por parte dos alunos com mais de 350 inscritos nas diversas actividades, e que reuniu 41 oradores, 46 entidades recrutadoras (com 198 profissionais envolvidos) e 38 sócios de sociedades de advogados.

Com o objectivo de debater e apoiar a inserção profissional dos estudantes, durante estes dois dias procurou-se fazer uma análise profunda sobre as diversas profissões jurídicas, promovendo o debate e o testemunho, em vários wokshops, sobre a “magistratura e a advocacia”;  ” que outras profissões” para além da tradicional advocacia ou magistratura; “o jurista no mundo empresarial”; e  a “advocacia transaccional”.

JobShop_2015_3

A conferência de abertura do evento contou com a presença da Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, que confessou “nas actividades menos conhecidas em que se cria uma relação de proximidade como no atendimento ao público (foi quando) me senti mais realizada” enquanto procuradora. O vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Fernando de Salazar Casanova, que participava na mesma sessão, deu o seu testemunho enquanto magistrado e salientou a importância da vocação quando se escolhe a actividade profissional dado que “vai  ser para a toda a vida”. Nesta mesa redonda, estiveram ainda presentes a Bastonária Elina Fraga, cuja intervenção se entrou no novo modelo de estágio, e ainda António Vitorino (Cuatrecasas Gonçalves Pereira), João Soares da Silva (Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados) e Luís Sáragga Leal (PLM) que defenderam a importância da especialização e das soft skills para quem quer ingressar no mundo da advocacia.

Outra das sessões que teve grande audiência, já que era uma das mais aguardadas, foi a mesa redonda dedicada ao Novo Estatuto da Ordem dos Advogados, onde António Barreto Archer, Presidente da Comissão Nacional de Estágio e Formação da Ordem dos Advogados, integrava o painel de oradores e deu “em primeira mão” algumas novidades sobre o projeto de Regulamento de Estágio, e adiantou a possibilidade de, ainda este ano, abrir um curso de estágio.

JobShop_2015_4

Um sinal de reconhecimento e prestígio desta iniciativa que já vai na sua 13ª edição, foi a forte presença por parte das Sociedades de Advogados, consultoras, financeiras, empresas de recrutamento e outras entidades, o que permitiu a criação de momentos de networking com os alunos. No “Recruiting Longe”, ao longo de todo o JobShop, foi evidente a interacção dos alunos com as entidades presentes, quer na entrega de CVs, quer na abordagem constante com o intuito de obterem respostas às suas principais dúvidas antes de darem os primeiros passos na vida profissional.

Com uma taxa de empregabilidade de 97% (segundo dados da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), a Faculdade de Direito da Escola de Lisboa da Universidade Católica procura preparar os seus alunos para um mercado cada vez mais competitivo.

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.