Criado em 2011 pelo norte-americano Hunter Halder, em Lisboa, o projecto ReFood, que consiste na distribuição por famílias carenciadas de comida recolhida em restaurantes, chega agora a Coimbra por iniciativa de um grupo de 75 promotores,  dos quais 60 são estudantes (40 de Direito).

Espalhado por mais de 20 cidades em Portugal, a ReFood Coimbra vai ser apresentado oficialmente, nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra. A reunião, apelidada de Sementeira, visa dar a conhecer o projeto ReFood à comunidade e reunir voluntários, a quem é pedido que doem 2 horas por semana, que permitem alimentar 10 pessoas. Este encontro contará com as intervenções do fundador deste movimento, Hunter Halder e do Vice-Reitor da UC, Luís Menezes, estando também agendado um momento musical, com a atuação da Tuna Mista da Faculdade de Psicologia.

Para David Castro, estudante de Direito e um dos elementos da ReFood Coimbra, este projeto “é mais um passo na luta contra a fome e desperdício alimentar”.

[box] A ReFood é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos e integrado numa IPSS, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições para alimentar pessoas necessitadas. A ReFood está totalmente voltada para a comunidade e opera a partir da própria comunidade, sem salários, com custos baixos e alta produtividade, não detendo bens ou investimentos que não sirvam a sua missão.[/box]

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.