De 1 a 9 de Outubro, a cidade de Santo Tirso recebe a exposição comemorativa dos 50 anos do Código Civil, por iniciativa da Câmara Municipal em parceria com a Delegação de Santo Tirso da Ordem dos Advogados.
A inauguração da exposição, que estará patente na Fábrica de Santo Thyrso, está marcada para as 16h00 deste sábado e contará com a presença do Secretário-Geral da Justiça, José de Sousa Mendes.
“Concebida não só para visitantes com formação jurídica mas para o público em geral, (a exposição) desenvolve-se, apoiada em imagens, documentos, livros, objetos e filmes, numa narrativa coerente que situa a memória do passado, revelando não só a continuidade do presente como perspetivando, ainda, o futuro do Código Civil, sempre à luz da ideia de que o mesmo atinge os momentos essenciais da vida, a pessoa, os direitos de personalidade e a sociedade, tutelando os direitos do cidadão”, informa a autarquia de Santo Tirso, no seu site.
Segundo o site “Justiça + Próxima, será exposta, pela primeira vez, a base do elemento escultório em gesso, da autoria de António Duarte, criado para a exposição do Código Civil realizada em 1966. A peça, que originalmente, tinha cerca de 3,5m de altura, foi recuperada dos depósitos do Ministério da Justiça e encontra-se representada no seu formato original, embora em dimensões bastantes reduzidas, através da maquete concebida por aquele escultor.
No âmbito desta exposição, a Delegação de Santo Tirso da Ordem dos Advogados promove, a 7 e 8 de Outubro, o colóquio “O Código Civil 50 anos depois: balanço e perspectivas“, que contará com inúmeras palestras e reúne docentes das várias Faculdades de Direito do país.
A exposição está aberta ao público todos os dias, das 9h00 às 17h30h (excepto no feriado).
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.