A Universidade do Porto é, pelo quinto ano consecutivo, a instituição de ensino superior portuguesa mais bem colocada no prestigiado QS World University Rankings. Este ano ocupa a 301ª posição, subindo 22 lugares face à edição anterior.
Na lista elaborada pela Quacquarelli Symonds, o pódio das melhores instituições nacionais é ainda ocupado pela Universidade de Lisboa (305º lugar) e pela Universidade Nova de Lisboa (361º lugar).
Presenças assíduas neste ranking são também a Universidade de Coimbra e a Universidade Católica, que melhoram o resultados obtidos na edição anterior: a primeira surge entre os lugares 400 e 410, enquanto que a instituição privada aparece listada no intervalo 651-700.
Nesta edição do QS World University Rankings, figuram ainda duas novas representantes portuguesas: a Universidade de Aveiro, que está entre os lugares 501 e 550, e a Universidade do Minho, que surge entre as posições 651 e 700.
À semelhança da edição anterior, o ranking é liderado pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, seguido pelas universidades de Stanford e de Harvard (também elas norte-americanas).
O QS World University Rankings é elaborado anualmente e avalia o desempenho de mais de 3500 instituições de todo o mundo, baseando-se em indicadores como a reputação da instituição e das entidades empregadoras, o número de citações científicas, o rácio professor-aluno e o número de estudantes internacionais.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.