O Professor Doutor Jorge Ribeiro de Faria é a Figura Eminente da Universidade do Porto 2016.

No seguimento dos eventos evocativos de personalidades eméritas da instituição realizados ao longo dos últimos anos, a Universidade do Porto vai homenagear, ao longo do presente ano, o jurista, professor e  o cofundador da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), o Prof. Doutor Jorge Ribeiro de Faria.

O ciclo comemorativo “da vida e obra do Prof. Doutor Jorge Ribeiro de Faria” terá início já esta quinta-feira, 19 de maio, pelas 18h00, com uma conferência que terá lugar no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto, e que contará com a presença do Provedor de Justiça, José de Faria Costa.

A conferência será seguida da um momento musical da Legislatuna – Tuna Feminina da Faculdade de Direito e da inauguração da exposição “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia”.

Ao longo do ano serão promovidas várias iniciativas de homenagem ao jurista que decorrerão nas Faculdades de Direito, de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto. O encerramento deste ciclo comemorativo irá ocorrer no dia 14 de Dezembro, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto.

[box]

Prof.Doutor_Jorge_Ribeiro_FariaJorge Leite Areias Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008), licenciado e doutorado, com distinção e louvor, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, iniciou a sua carreira académica, em 1960, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), onde lecionou durante mais de quatro décadas, aí integrando o Conselho Científico e assumindo durante muitos anos o cargo de Professor-Coordenador do grupo de Direito da mesma Instituição.

Em 1994, foi nomeado membro da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), de que, justamente, é reconhecido ser um dos pais fundadores, a par do Senhor Prof. Doutor Cândido da Agra. Na então recém-criada Instituição, foi investido na presidência do órgão pedagógico-científico e assumiu a regência de várias unidades curriculares. Terminado o período instituinte da FDUP, integraria o seu Conselho Científico, sendo, mais tarde, o primeiro Professor Bibliotecário da Biblioteca que, em 2005, tomaria o seu nome.

Integrou, também, os Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do Curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde, igualmente, lecionou. Jurista de mérito deixa uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.

Em reconhecimento dos muito relevantes serviços prestados, em 2005, foi atribuído ao Prof. Doutor Ribeiro de Faria o título de Professor Emérito da Universidade do Porto, a que se junta agora a presente homenagem como Figura Eminente da UP em 2016, numa organização conjunta da Reitoria da Universidade do Porto e da sua Faculdade de Direito.

Fonte | FDUP

[/box]

Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.