A Universidade do Porto (UPORTO) comemorou no passado domingo, 22 de março, 104 anos. Contudo, a sessão solene comemorativa do Dia da Universidade será hoje, dia 25 de março, a partir das 15 horas, no Salão Nobre da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos).
O evento contará com a presença de Jorge Wagensberg, um dos maiores divulgadores de ciência em Espanha e o primeiro Diretor do Museu Hermitage-Barcelona, que vem ao Porto abordar o tema “The Intellectual Joy and the Scientific Method”.
A cerimónia marca também o primeiro Dia da Universidade de Sebastião Feyo de Azevedo, que vai aproveitar este momento para fazer o balanço dos primeiros nove meses como Reitor e uma antevisão das futuras prioridades da instituição. A intervenção de abertura estará a cargo do Presidente do Conselho Geral da U.Porto, Alfredo de Sousa.
O Dia da Universidade será também o momento para a entrega de várias distinções da U.Porto, como o Prémio de Excelência Pedagógica,o título deProfessor Emérito e ainda entrega da Medalha de Mérito da Universidade do Porto a Zeferino Ferreira da Costa, pelo importante papel que este teve no arranque das relações de cooperação entre a U.Porto e algumas universidades brasileiras. Também serão distinguidos alguns estudantes da U.Porto com o Prémio Cidadania Ativa e Prémio Incentivo.
Apesar das suas origens remontarem ao século XVIII, a U.Porto foi fundada oficialmente como universidade a 22 de março de 1911. Atualmente, com 14 faculdades, 1 business school, 51 unidades de investigação, 32 mil estudantes, 2500 docentes e investigadores, a U.Porto afirma-se cada vez mais como uma das 150 melhores universidades da Europa.
Via | UPorto
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.