Antes de tomares a decisão sobre o escritório em que pretendes estagiar é importante pensares sobre quais os teus objectivos de carreira para esta nova fase que vais agora iniciar. Nem tudo tem que ser planeado e estruturado, mas não deves deixar de pensar em todos os aspectos que podem ser determinantes para o teu futuro.
A estas e outras dúvidas a Telles de Abreu|Advogados, em colaboração com o portal UDIREITO, vai procurar responder e melhor elucidar os futuros candidatos. Ao longo das próximas semanas vamos levantar o véu sobre questões que te podem suscitar dúvidas:
- Como devo escolher entre o estágio numa sociedade de média/ grande dimensão ou num pequeno escritório de advogados?;
- Lisboa e Porto: Se vais estagiar para uma destas cidades deixamos-te dicas para tópicos úteis: custo de vida; transportes públicos; restaurantes e bares; locais tranquilos para estudar ou trabalhar;
- Como te deves vestir no primeiro dia de trabalho? O que deves levar sempre contigo? Quais os sites mais úteis?
COMO SELECIONAR ONDE ESTAGIAR?
Não deves apresentar a tua candidatura apenas a escritórios de maior dimensão e, muito menos, privilegiar a remuneração que vais receber. Nem sempre estes são os escritórios que melhor se adaptam ao tipo de carreira que pretendes seguir. Pensa o tempo que for necessário sobre a área em que gostavas de trabalhar e aquilo que pretendes alcançar com o estágio. Só assim, evitarás seguir a direcção errada. Embora seja possível a qualquer altura mudar o local do estágio, será sempre mais complicado se tiveres de o fazer numa fase posterior e para uma área completamente diferente daquela em que iniciaste o estágio. Deves, por isso mesmo, ponderar qual a área onde te podes sentir mais confortável a trabalhar.
Ao fazer, com clareza, esta selecção, conseguirás mais facilmente encontrar o escritório que sirva os teus propósitos e que tornará a tua candidatura mais eficaz e, consequentemente, mais assertiva.
Entre outras questões, deixamos-te algumas perguntas-chave que podem ajudar a reflectir e ponderar:
- Que áreas de prática?
- Que tipo de clientes?
- Que cidade?
- Que dimensão do escritório?
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.