O mestrado em Direito Administrativo da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica, que já vai na sua décima edição, assenta numa formação avançada nas ferramentas essenciais que qualquer jurista que trabalhe em assuntos desta área deve dominar. A Católica mantém a aposta na inovação, consolidando a reformulação efetuada aquando da oitava edição, de modo a responder às necessidades do estudo do Direito Administrativo nesta fase de acelerada transformação.
Coordenado pelo Professor Doutor Rui Medeiros e lecionado por um corpo docente de excelência, este mestrado visa completar de forma sólida a formação jurídico-administrativa, quer de recém-licenciados, quer de profissionais que sintam necessidade de expandir os seus conhecimentos, procurando fornecer uma visão do Direito Administrativo que seja prática sem prescindir de bases teóricas sólidas e que seja atualizada sem deixar de fornecer os quadros necessários para a compreensão das mudanças que ainda se avizinham. Além de um “major” em Direito Administrativo Geral, o mestrado procura ainda responder às exigências de conhecimento do Direito Administrativo Económico, que são crescentes em tempo de crise e serão cruciais na desejada retoma, oferecendo um “minor” nesta área.
“Para quem, como eu, tirou o curso de Direito pré-Bolonha e exerce advocacia há já vários anos em áreas do Direito Administrativo especial, um mestrado que assenta numa abordagem cientificamente estruturada, que privilegia a investigação e estimula o pensamento crítico na busca e no desenvolvimento de soluções verdadeiramente úteis e à altura dos desafios constantes (e muitas vezes novos) que o Direito Administrativo levanta na sua aplicação prática, revela-se uma mais-valia evidente e essencial nos tempos que correm.
A excelência que o plano de curso e o corpo docente faziam adivinhar veio a confirmar-se num mestrado que alia uma abordagem académica sólida (possibilitando mesmo a transição para o mestrado científico) com uma forte componente, prática, conciliando de modo muito equilibrado o Direito Administrativo geral com novas áreas de Direito Administrativo especial. Merece igualmente registo o facto de o horário da parte letiva possibilitar o acesso ao mestrado a quem já exerce atividade profissional, sendo que a conjugação das diversas experiências académicas e profissionais dos alunos beneficia e torna mais interessante a dinâmica das aulas.
Uma aposta excelente e de retorno garantido.”
O mestrado está desenhado de forma a ser igualmente acessível para aqueles que tenham conhecimentos menos profundos do Direito Administrativo e para aqueles que, já os tendo, desejem valorizar o seu perfil profissional com uma dimensão académica. Neste sentido, os alunos com elevada classificação terão a opção de, finda a parte curricular, transitar para o mestrado orientado para a investigação.
Esta formação é dirigida a licenciados em direito, em particular recém-licenciados e juristas em fase de afirmação profissional na advocacia, na administração, ou nas magistraturas.
A primeira fase de candidatura ao mestrado em Direito Administrativo está aberta até dia 29 de julho, sendo que a 2 ª fase de candidatura decorre de 1 de agosto a 2 de setembro.
Brochura do Mestrado em Direito Administrativo
Artigo escrito em parceria com a Universidade Católica
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.