O Mestrado em Direito Fiscal da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica, coordenado por Sérgio Vasques, foi desenhado a pensar no mundo profissional da fiscalidade: estudam-se em profundidade as matérias essenciais a quem pretende trabalhar a fiscalidade no dia a dia, em proximidade com o mundo das empresas, desde o imposto sobre o valor acrescentado ao direito tributário internacional.
O programa deste mestrado é composto, no primeiro semestre, por crash courses, dedicados à fiscalidade e à contabilidade, e ainda pelas seguintes unidades curriculares: IVA, IRC, Direito Fiscal Europeu, Direito Fiscal Internacional, e Contencioso e Arbitragem. No segundo semestre, o mestrado em Direito Fiscal tem um programa inovador, sendo constituído por seminários que abordam, entre outros, os problemas da tributação energética e ambiental, os sistemas fiscais angolanos, a fiscalidade das operações financeiras, o BEPS (Base Erosion & Profit Shifting), e os impostos especiais de consumo. O programa do curso encerra com a análise do mais recente “case law” europeu em matéria de tributação direta e indireta.
“O Mestrado em Direito Fiscal, no seu perfeito equilíbrio entre a componente estritamente académica e a preparação para a vertente prática exigida na vida profissional, apresenta-se como um programa de enorme sucesso. Para esta virtude em muito contribui o facto de o corpo docente – cujo prestígio a nível nacional e internacional dispensa apresentações – visar constantemente o incremento nos alunos de um espírito crítico, atento e pragmático, capaz de enfrentar os temas atuais mais complexos e de, ao mesmo tempo, contribuir com soluções para o futuro. Ademais, numa área em que a maior parte das questões que nos são apresentadas envolvem o contacto com múltiplas jurisdições, a riqueza e abrangência do plano curricular revela-se, igualmente, uma forte mais-valia e um claro elemento distintivo. Pelos motivos apresentados, estou certo que o Mestrado em Direito Fiscal é a escolha óbvia para todos os que possuem um forte interesse pela área e procuram um programa exigente, moderno e perfeitamente adaptado a um mercado de trabalho que, de forma unânime, tem vindo a reconhecer o mérito e prestígio do entusiasmante projeto Católica Tax.”
Lecionado numa parte em português, noutra parte em inglês, por um corpo docente que integra os mais reputados especialistas nacionais e internacionais, o Mestrado em Direito Fiscal é um curso que valoriza o debate, o trabalho coletivo e a discussão feita a partir do caso concreto.
A 1ª fase de candidaturas está aberta até dia 29 de julho. A 2ª fase de candidaturas tem início a 1 de agosto e termina a 2 de setembro.
Brochura do Mestrado em Direito Fiscal
Artigo escrito em parceria com a Universidade Católica
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.