As profissões forenses constituem, ainda hoje, a mais nobre função que um jurista pode ser chamado a desempenhar. Como sempre, a esta elevada dignidade corresponde uma particular exigência, que obriga a uma cuidada, rigorosa e aprofundada preparação. O programa do Mestrado Forense da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica é dirigido a todos aqueles que, tendo optado por esta via profissional, estão conscientes das especiais necessidades de formação que a mesma pressupõe. Para dar resposta a esta aspiração, elaborámos um vasto e profundo programa, concebido de raiz para proporcionar a indispensável ligação à prática forense, num contexto multidisciplinar.
O plano de curso abrange áreas diversas de Direito Processual e de Direito Substantivo, sobretudo nos domínios do Direito Civil e do Direito Penal. O atual plano curricular representa um aprofundamento das disciplinas de “Litigation“, de modo a permitir uma preparação sólida e concentrada neste domínio.
Os alunos deste mestrado podem candidatar-se a frequentar um semestre adicional numa universidade estrangeira com protocolo com a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito / Católica Global School of Law, sendo que a frequência destes programas de estudos pós-graduados permite um complemento enriquecedor do mestrado, quer na perspetiva das disciplinas, quer na da preparação do trabalho final do mestrado.
“A minha escolha pelo Mestrado Forense da Universidade Católica Portuguesa baseou-se, sobretudo, na transversalidade do programa e das matérias lecionadas e na excelência do corpo docente.
O programa permite o aprofundamento de conhecimento em diversas áreas do Direito Civil e do Direito Penal, mas não descura a existência de “outros mundos”, nomeadamente o Direito Europeu, permitindo-nos aprofundar matérias de Direito do Consumidor ou Contencioso da União Europeia.
Está especialmente orientado para a preparação dos alunos para a vida profissional, promovendo o seu contacto com questões práticas de grande relevo e a análise crítica de jurisprudência. O facto de também nas disciplinas processuais serem feitas simulações práticas de julgamentos é um ponto bastante positivo, uma vez que permite a perceção do modo de funcionamento do contencioso português.
Em suma, a transversalidade do programa e das matérias lecionadas permitem uma excelente preparação. Estes fatores, aliados ao incentivo constante no sentido do aprofundamento de determinadas questões e do debate de ideias, fazem do Mestrado Forense o programa de excelência para quem pretenda dedicar-se a estas matérias enquanto advogado ou planeie ingressar na magistratura.”
Com coordenação científica do Prof. Doutor Henrique Salinas e coordenação executiva do mestre Pedro Garcia Marques, o Mestrado Forense prepara os formandos para o exercício das profissões forenses tradicionais (magistratura judicial, magistratura do Ministério Público, advocacia, registos e notariado, consultadoria de empresas ou Julgados de Paz).
A primeira fase de candidatura ao Mestrado Forense está aberta até dia 29 de julho. A 2 ª fase de candidatura irá decorrer entre 1 de agosto e 2 de setembro.
Artigo escrito em parceria com a Universidade Católica
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.