Estão abertas as candidaturas ao programa PEJENE (Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas). Promovido pela Fundação da Juventude, o PEJENE é um programa de estágios para jovens a frequentarem o último e penúltimo ano do ensino superior em todas as áreas académicas e visa a criação de uma relação directa entre a escola e a empresa, através do desenvolvimento de projectos conjuntos de formação, em local de trabalho, ainda durante o período de estudos dos jovens.
O PEJENE tem como função integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Os estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final do mesmo, elaborará um relatório de avaliação, de acordo com modelo próprio disponibilizado pela Fundação da Juventude.
O estagiário terá também de redigir um relatório final de estágio desenvolvido, de acordo com uma matriz a fornecer pela Fundação da Juventude, devendo o mesmo ser entregue no final do estágio ao tutor técnico, que o remeterá à Fundação, depois de visado, juntando-lhe a ficha de avaliação atrás referida.
Compete às entidades de acolhimento dos estágios pagar, no mínimo, mensalmente aos estagiários os subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão ainda fazer um Seguro de Acidentes Pessoais aos estagiários.
Os estágios terão a duração de 2 a 3 meses, devendo decorrer entre julho e setembro de 2015, dando-se preferência aos estágios com duração de 3 meses.
Cada estudante pode candidatar-se até 4 vagas de estágio, de acordo com as suas preferências. No entanto, a pré-seleção fica condicionada aos requisitos exigidos pela empresa/entidade de acolhimento.
Mais informações, aqui.
Subscreve a newsletter e recebe os destaques do UDIREITO.